20 de dezembro de 2009
Game over
Agora sim eu posso dizer que o meu ano acabou! Compareci à todos os meus compromissos, estudei como uma desesperada para fechar o colégio, fiz alguns vestibulares, participei da minha colação de grau e por fim, da minha tão esperada festa de formatura.
Parece que eu tirei alguns quilos das minhas costas, e apesar dos quilos terem me pesado bastante, agora que tudo teve um fim, a saudade parece bater. Sinceramente mesmo, acho que não tem preço ver que todo o sufoco de anos de estudo chegaram ao fim, mas ao mesmo tempo, é uma rotina que me fará falta certamente.
Engraçado como os valores e pensamentos mudam, em alguns textos lá pra trás que eu postei neste blog, eu estava extremamente saturada... Agora estou até com saudade!
Quando tudo termina evocamos apenas as boas lembranças e esse é o melhor da saudade, não nos lembramos de coisas ruins, momentos de desconforto e etc.
Pode ser que mais pra frente eu terei o desejo de voltar no tempo, mas hoje, se eu pudesse voltar não voltaria, um capítulo da minha vida chegou ao fim. Que venha o próximo!
24 de novembro de 2009
16 de novembro de 2009
Não é perda de tempo
Os céticos e ateus que me pedoem, mas esse texto será dirigido ao nosso Superior.
Discordo das pessoas que acham que religião é perda de tempo. Não acho que por medo da morte que nos apegamos às crenças e santos, acho que por amor à vida que nos apegamos e acreditamos tanto neles.Não quero parecer com uma carola... Longe de mim! Acontece que eu já vivi experiências que SÓ PODE ter tido o dedo Dele no meio, caso contrário não há NENHUMA EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA que comprove tais acontecimentos.
Todo aquele papo da ciência que viemos de uma explosão no espaço e que de meteoritos viramos átomos, de átomos dinossauros e blá blá blá, podem ter algum fundamento, mas, se pararmos para analisar profundamente toda essa teoria, há tanta perfeição nesse mundo que uma simples explosão não poderia ter gerado tamanha beleza.
Nosso corpo humano é perfeito, cada pequena veia e artéria ligadas aos órgãos sem falhar, nossos sistemas nervoso, endócrino, digestório... Micro detalhes que a teoria de Darwim sobre a evolução não me convense de que o meio ambiente foi preponderante para tal formação.
Mais do que a perfeição do corpo humano, da fauna e da flora, e os sentimentos? Não me venha dizer que os sentimentos são frutos do nosso sistema hormonal, porque o AMOR é muito forte pra ser apenas fruto de impulsos nervosos.
No fim, acho que o Cara lá de cima não habitou marte, plutão ou saturno (Até onde sabemos claro) pois se encarregou de ser o mais perfeccionista no assunto Planeta Terra.
E eu só lamento por aqueles que acham que se apegar à Ele não passa de uma farsa, mas também não julgo as pessoas que infelizmente precisam VER PARA CRER (esse é um dos piores defeitos do ser humano).Cada um possui uma posição em relação à esse assunto, mas só quem sente a presença dele sabe como é bonito esse elo, e como é importante esse sentimento.
15 de novembro de 2009
Mulher, bicho bobo
Eu me surpreendo comigo mesma em certas ocasiões, como eu sou boba! Falo isso por mim, e por todas as mulheres que este mundo habitam. O mundo pode estar acabando, tudo pode estar dando errado, nada pode estar a seu favor, porém, basta um elogio de um homem bonito, ou um agrado do namorado para tudo se colorir novamente.
Acho isso ruim e bom. Ruim porque nós mulheres somos facilmente influenciadas por um "eu te amo", por algumas duzias de rosas vermelhas, por uma carta de amor com alguma música ou poesia (ainda que muitos achem brega). Bom porque isso é o diferencial dos sexos. Somos facilmente influenciadas, mas graças a isso não perdemos o romântismo e nem as esperanças. Hoje pode ser o fim do seu relacionamento, mas amanhã outro cara com outra rosa virá, e como eu já havia dito, tudo se colore e a esperança que aparentemente permanecia distante, se aproxima com uma intensidade exacerbada.
Como é bom ser sensível ao ponto de derramar lágrimas por todos os homens e jurar nunca mais amar nenhum deles e no quesito encenação, somos ótimas atrizes. Será que existem homens assim? Mas é claro! Isso deixou de ser uma peculiaridade feminina há tempos, por maior que seja o preconceito, homens sensíveis e fofos nos rodeiam, não são muitos, mas já existem!
Eu particularmente não vejo problema algum em mostrar o seu afeto de uma forma que é inerente ao ser humano, que é instintiva. Quando tiver vontade de dizer eu te amo ,dizer , quando tiver vontade de abraçar, abraçar, quando tiver vontade de dar um beijo, dar e assim vai, sem pensar muito, simplesmente agir por instinto, sem se preocupar se é "anti-masculino" ou não no caso dos homens(até porque não é).
Querem saber de uma coisa? Gosto de ser um bicho bobo, gosto de ser mulher e ter minhas futilidades românticas, e que mulher não gosta?
13 de novembro de 2009
Encontros e desencontros...
9 de novembro de 2009
É hora de ser feliz
Esse é o nosso desafio diário, engulir sapos seja na escola, faculdade ou trabalho para que não haja maiores aborrecimentos futuros. Saber relevar é um dom precioso e eu particularmente não o possuo ás vezes rs.
A questão é que a hora de ser feliz é agora e não devemos deixar isso para o amanhã, como sempre fazemos. Tire as vendas do pessimismo e encare a vida como se ela fosse realmente bela e seja capaz de enxergar as coisas boas em sua volta, as ótimas pessoas que te rodeiam, as coisas simples da natureza, os pequenos gestos solidários...
Largue um pouco suas preocupações, até porque elas não trazem benefícios nenhum, e antes de vestir a armadura da razão, seja em primeiro lugar ser humano e não esqueça da sua sensibilidade, pois é ela que fará com que as coisas sejam melhores enxergadas e mais fáceis de se encarar.
5 de novembro de 2009
Sonhos
Sabe, resolvi retornar á algumas páginas da minha vida, e lembrar quais eram as minhas metas quando eu estava com dez, doze, quinze anos e cheguei a conclusão de que quando entendemos pouco sobre a realidade, sonhamos muito mais. Sonhamos com coisas meramente impossíveis e percebemos isso quando passamos a ser mais racionais.
Que chata essa realidade! Há muitas coisas boas nesse mundo, mas em compensação há MUITAS coisas ruins, coisas que tiram o prazer de sonhar de qualquer um. Mas vamos lá caros leitores, não deixem de sonhar, pois o sonho é o combustível da esperança, e é graças a esperança que vivemos e lutamos por um mundo melhor.
Eu posso me considerar uma sonhadora, e me orgulho disso, pois eu almejo muitas coisas em minha vida e isso me diferencia e me eleva em relação a muitas pessoas. Isso me torna melhor do que muitos "robôs" que encontro por ai... Talvez seja esse o segredo.
30 de outubro de 2009
Amizade
Quem tem amigos tem TUDO. A mãe, o pai, o irmão, o tio, a avó podem ser seus amigos, mas isso não foi estabelecido por você ou por eles, isso foi estabelecido pelas circunstâncias da vida, você já nasce com esse laço feito e não precisa mover uma palha para que haja algum tipo de vínculo.
Já os amigos, Deus os coloca em nossas vidas, e cabe a nós abraçar a oportunidade de começar uma amizade, com um oi, com um simples obrigado ou com apenas um sorriso... Não precisa de muito.
Amigos são aqueles irmãos que nós acolhemos em nossas vidas. Você pode ter um ou mil amigos, o que importa realmente é que sejam verdadeiros. O mais interessante de um vínculo como esse é que as pessoas se aproximam pela igualdade de idéias, mas por si só, são extremamente diferentes. Você pode curtir pagode, seu amigo curtir um reggae e o amigo do seu amigo curtir um rock e no final, tudo vira festa.
Não é atoa que existe o dia do amigo! O amigo desempenha um papel fundamental na nossa formação, é ele que aconselha, é ele a quem você certamente vai procurar quando as coisas apertarem, é a ele que você vai recorrer quando alguma coisa der errado... E os amigos sempre estarão lá para desempenhar esse papel.
Amizade é fazer pelo outro, simplesmente por fazer, sem esperar agradecimentos e nem nada em troca...Você pode ter amizades de infância, ou amizades de poucos anos e ser tão importante quanto!
Eu sou uma pessoa que tem amigos, muitos, e os melhores! Não os substituiria por nada.
6 de outubro de 2009
Amor
Não existe sentimento mais sublime que o amor, não existe mesmo. O amor é tão completo por si só que engloba vários outros sentimentos e virtudes, porém ao mesmo tempo que engloba diversas virtudes, é sozinho e se completa por si só, até mesmo o verbo amar é intrasitivo. Se me permitem, citarei um trecho de uma das poesias que eu mais gosto de todo o universo modernista:
"Amor é dado de graça,é semeado no vento,na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca, não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada, feliz e forte em si mesmo..."
As sem-razões do amor de Carlos Drummond.
"Eu te amo porque não amo bastante ou demais a mim". Quando gostamos do outro, deixamos o nosso eu de lado e passamos a nos importar somente com o próximo, parece que os nossos interesses chegam ao prazo de validade e compramos os interesses da pessoa amada. O amor é remédio anestésico, quando amamos não sentimos dor, quando amamos vemos o mundo mais colorido, nosso humor melhora, as coisas parecem ter solução, o inexorável parece distante, o perdão parece fácil, a mentira parece insignificante e o coração parece pequeno, para tanto amor.
Somos feitos de amor e não temos outra opção senão a de semear o amor e colher o afeto, talvez, até tenhamos outra opção, mas essa é a mais válida que nos permitirá encontrar a luz do paraíso, quem sabe um dia. Ame uma pessoa, ame objetos, ame animais, ame a natureza, ame amar!
5 de outubro de 2009
Vida
Você já parou pra pensar na quantidade de coisa que você deixou pra trás? Não em termos materiais, mas em momentos vividos... Foram milhares! Quanta coisa você gostaria de ter feito e não fez, quanta coisa você fez e se arrependeu, quanta coisa você não gostaria de ter feito e no fim gostou, quanta coisa você queria muito fazer mas não foi legal... Nossa, não consigo contabilizar todos esses acontecimentos na minha vida.
Pois é, e em um piscar de olhos, tudo fica pra trás. Pode parecer clichê, mas por esses e outros motivos que a gente DEVE viver a vida, mas viver mesmo e não apenas existir. A vida passa tão rápido e hoje eu vejo que realmente isso não é papo de pai, isso realmente acontece.
Viva a sua vida, faça alguma coisa significativa na vida de outras pessoas também, isso é muito importante, pra um dia olharmos pra trás e vermos que realmente todos os nossos feitos valeram a pena (ou pelo menos grande parte deles), e se você errou, não tem problema, apesar da vida passar rápido ainda tem muito tempo pra concertar esses erros. Não deixe as páginas da sua vida em branco, as preencha por inteira, cada pedacinho, pra mais tarde quando você tiver filhos e netos, você possa abrir esse grande livro que foi sua vida e contar como ela foi bem vivida.
2 de outubro de 2009
Beleza
A beleza física é efêmera e não podemos esquecer que o que fica no final é a inteligência e as boas idéias. Claro, não sejamos hiprócritas e acreditemos que beleza exterior não é importante. Sim, é bem importante, principalmente para uma primeira impressão, mas não é o fundamental!
Permitimos que os valores dessa sociedade fossem se perdendo com o passar dos anos. Hoje, você ter uma boa comissão traseira vale mais do que você saber ser crítica, entender de diversos assuntos... Não sobre silicone ou cirurgias plásticas e sim sobre os assuntos que nos rodeiam no dia-a-dia (assuntos sobre o panorama mundial).
Sim, você pode entender de silicone e entender sobre os fatores que geram a fome na África! Mas o problema está ai. Hoje, não temos um intermédio, ou é oito ou oitenta, ou a mulher é desprovida de inteligência (porque quer, deixando bem claro, pois capacidade de se aprimorar todos têm), ou a mulher é um livro ambulante.
Chega MULHERES, o que estamos fazendo com nós mesmas? Estamos deixando a sociedade nos moldar... Precisamos repensar sobre os valores, sobre beleza. Hoje existe a mulher fácil para a diversão, e a mulher nerd para o casamento! Não quero isso pra mim, quero ser fácil e difícil, quero ser nerd e descontraída, quero ser bonita mas não me vulgarizar para que isso seja notado.
Eu quero ser o intermédio que está faltando!
Preconceito
Não deveria ser uma dificuldade conviver com as diferenças em nosso país, uma vez que somos a hegemonia das diversidades. Entretanto, conforme surgem os avanços da sociedade, o preconceito permanece arcaico, semelhante ao de civilizações anteriores.
Analisando o contexto mundial, o preconceito, foi o mal feitor de diversos acontecimentos cruéis como o holocausto em 1939, como os constantes conflitos religiosos no Oriente Médio, como a escravidão, que deixava os negros á margem da sociedade da época, e até hoje, os mesmos trazem em sua bagagem essa marca, que nem mesmo o tempo tem o poder de apagar. Hoje em dia, notamos a fronteira moral existente entre brancos e negros. Sustentamos a tese de que tudo que difere de nós, é um incomodo a ser eliminado, visto que, o ser humano egoísta, cada vez menos se importa em criar elos com o próximo.
Não podemos esquecer que o governo contribui, e muito, para essa fronteira entre as raças distintas. O sistema implantado de cotas para negros nas universidades favorecendo o negro e o posicionando a frente dos brancos, por exemplo, pode favorece-los em outros âmbitos, que não o social, uma vez que são taxados de excluídos pelo próprio sistema dominante. Acontece que, cerca de 51,1% da população masculina no Brasil é negra, de acordo com o IBGE, logo, os diferentes passam a sermos nós mesmos, os brancos.
É certo que o desafio de conviver com as diferenças é uma tarefa árdua, mas precisa ser encarada como uma necessidade humana, uma vez que, perante as leis de Deus e das leis constitucionais somos todos iguais. No Brasil, cabe ao governo, focar na educação de nossa civilização, começando com as crianças, ensinando a aceitar as diferenças, para que assim, no futuro, possamos desfrutar de uma sociedade mais justa e igualitária.
1 de outubro de 2009
É uma arte!
Mas os jogos internacionais são casos a parte, onde os melhores jogadores são nossos e a vitória quase sempre é certa.
Quero ver mesmo ser guerreiro e a cada semana, quase perder o coração pela boca em frente a televisão, quando melhor, dentro do estádio. Não há sofrimento mais recompensado do que ver seu time dando de goleada no final, e quando a goleada não é ao nosso favor, vale tirar a camisa, rasgar a bandeira, xingar o atacante... O que não vale é esquecer que esses sufocos fazem parte do dia-a-dia, e que depois desses, virão outros e haja bandeiras pra você rasgar.
Há quem diga que futebol é futilidade masculina, há quem diga também que ficar assistindo 22 bobos correndo pra lá e pra cá atrás de uma bola é perda de tempo... Bom, gostaria de perder meu tempo, as 24 hrs do meu dia se possível nessa atividade.
Acontece que diferentemente de muitas mulheres, eu troco um shopping por uma partida, troco um vestido por uma camisa de time (do meu claro). Não há nada melhor no universo masculino do que essa arte que é o futebol... Tudo bem, o melhor jogador do mundo de 2008 foi A MELHOR JOGADORA, a Marta, então pensando bem o futebol não é mais uma peculiaridade masculina.
Desculpem homens, mas o futebol agora pertence a nós também.